sábado, 22 de outubro de 2011

Comemorando o dia das crianças!

Neste dia 15 (sábado) comemoramos o dia das crianças na sala de reuniões com Geovania e Beatriz, tivemos varias brincadeiras e logo após tivemos um lanche com as crianças.















Demos continuação no dia 16(domingo), à noite com a missa, logo após a comunhão as crianças fizeram uma pequena coreografia que todos gostaram, pois é até difícil não gostar de coisas feitas por crianças.
Pois o próprio Deus disse: -“Deixe vir a mim as criancinhas, pois o Reino de Deus é daqueles que são como elas”. (Mc 10,14-16).





quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Santo do dia

13 de outubro

São Daniel e companheiros
Os esclarecimentos que se tem sobre o ocorrido com estes missionários franciscanos são devidos a duas cartas encontradas nas suas residências. Os estudiosos consideraram também autêntica a carta de um certo Mariano de Gênova, que escrevera ao irmão Elias de Cortona comunicando o destino glorioso dos missionários. Esse documento teria sido escrito poucos dias após os acontecimentos, e faz parte dos arquivos da Igreja.

O irmão Elias de Cortona era o superior da Ordem, em 1227, quando os sete franciscanos viajaram da Itália para a Espanha, desejosos de transferirem-se para o Marrocos, na África, onde pretendiam converter os muçulmanos. Era um período de grande entusiasmo missionário nas jovens ordens franciscanas, fortalecidas pela memória de são Francisco, que morrera no ano anterior.

O chefe do grupo era Daniel, nascido em Belvedere, na Calábria, que também ocupava o cargo de ministro provincial da Ordem naquela região; os outros se chamavam Samuel, Ângelo, Donulo, Leão, Nicolas e Hugolino. Após uma breve permanência na Espanha, transferiram-se para a cidade de Ceuta, no Marrocos.

Era um ato verdadeiramente corajoso, porque as autoridades marroquinas haviam proibido qualquer forma de propaganda da fé cristã. No início, e por pouco tempo, trabalharam nos inúmeros mercados de Pisa, Gênova e Marsiglia, enquanto residiam em Ceuta. Depois, nos primeiros dias de outubro de 1227, decidiram iniciar as pregações entre os infiéis.

Nas estradas de Ceuta, falando em latim e em italiano, pois não conheciam o idioma local, anunciaram Cristo, contestando com palavras rudes a religião de Maomé. As autoridades mandaram que fossem capturados. Levados à presença do sultão, foram classificados como loucos, devendo permanecer na prisão.

Depois de sete dias, todos eles voltaram à presença do sultão, que se esforçou de todas as maneiras para que negassem a religião cristã. Mas não conseguiu. Então, condenou à morte os sete franciscanos, que se mantiveram firmes no cristianismo. No dia 10 de outubro, foram decapitados em praça pública e seus corpos, destroçados.

Todavia os comerciantes cristãos ocidentais recuperaram os pobres restos, que sepultaram nos cemitérios dos subúrbios de Ceuta. Em seguida, os ossos foram transferidos para a Espanha. Hoje, as relíquias são conservadas em diversas igrejas de várias cidades da Espanha, de Portugal e da Itália.

O papa Leão X, em 1516, canonizou como santos Daniel e cada um dos seis companheiros, autorizando o culto para o dia 13 de outubro, três dias após suas mortes.

fonte: O diocesano/Oeiras


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

3º RETIRO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

Cerca de 60 pessoas reuniram-se neste final de semana (7, 8 e 9), na Igreja Matriz de São Sebastião em Tanque do Piauí para a realização do 3º retiro das Santas Missões Populares, a preparação para a Grande Semana Missionária.
Estiveram presentes membros da Coodenação Diocesana das SMPs, Pe. José Raimundo, Irmã Marinalva e Anatália que conduziram os trabalhos durante os três dias de retiro.
As atividades tiveram início na sexta à noite (7), com a acolhida das comunidades de cada setor que contaram as boas novas de cada uma e compartilharam momentos de alegria com todos os outros além da apresentação dos símbolos dos setores (cruz, bandeiras, temas, etc)
No sábado, (8), as atividades começaram bem cedo com orações e momentos de reflexão sempre conduzidos pelos três representantes da CDSMPs e teve continuidade com o estudo dos blocos 5 e 6 das SMPs e o que devemos ainda realizar antes da GSM, momento em que foram tiradas várias dúvidas.
À noite, na vígilia, todos saímos da Igreja e a iniciamos  na residência do senhor Nestor e dona Luiza, ele com a saúde um pouc abalada, emocionou-se com aquele momento de fé e oração na sua residência e, em seguida foi feita uma pequena caminhada até a Igreja onde todos os presentes receberam a cruz das SMPs, tornando-se assim, missionários de fato e com uma missão a cumprir em suas comunidades e setores.
No domingo, (9), ficamos conhecendo como dar-se-á a GSM a qual está marcada para iniciar no dia 24 de fevereiro de 2012, dez dias de intensas atividades nos setores para cumprir o que fora determinado pelas bases formadoras das SMPs.
Cada setor se reuniu e fez o estudo de dois dias para que se vissem as atividades propostas e retirar aquelas que não são condizentes com a nossa realidade e propor o acréscimo de outras que são possíveis de fazer.
Foi um momento de aflição por parte dos presentes tamanha responsabilidade que se assume com a realização da GSM, por conhecermos a nossa realidade e a dificuldade de auxilio por parte da comunidade.
Durante as atividades tivemos várias visitas agradáveis. Pe. Zezinho, da área pastoral de Santo Antonio em Várzea Grande, o qual mencionou a importancia do 3º retiro e que sua área estará realizando-o em muito breve, Pe. Antonio Roberto de Arraial, que trouxe duas postulantes a serem freiras e a irmã Floripes que vinham de Arraial pois estavam realizando já a GSM naquela cidade e todos falaram da maravilhosa experência que tiveram durante os dez dias de realização da mesma e, tivemos a grata satisfação de ter conosco o nosso Bispo, Dom Juarez que vinha de Campo Maior e veio para a conclusão do retiro conosco e falou da importância da GSM e da união de todos para que o trabalho saia a contento e preparação para evitar improvisações.
Ao final saimos todos satisfeitos e com a certeza de todos gostaram do retiro e um pouco de cragem para nos ajudar na realização da GSM que é uma grande responsabilidade para a nossa paróquia e que devemos nos unir para fazermos um trabalho bem feito.


FOTOS:





































FONTE: PASCOM