segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Equipe missionária visita familias em Cachupé



Iniciando as visitas às comunidades a equipe missionária dirigiu-se pela manhã até o povoado Cachupé para visitar as famílias e conhecer um pouco da realidade local. Foram acompanhando a equipe do bispo o padre Hubert Kilga (MSC), as catequistas Marileide Pereira e Dulcineia Nunes além do professor Fábio Medeiros da Pascom Paroquial.
Naquela comunidade se pode perceber o tamanho da pequenez humana diante de tantas adversidades e conhecer a condição de calamidades em que vivem os moradores daquele lugar.
Após várias visitas a equipe chegou à residência do senhor Cipriano e acabou tendo um testemunho de vida e de fé de um verdadeiro homem sertanejo que acima de tudo e vencendo todas as adversidades ainda mantém firme a sua fé e acredita que dias melhores virão.
À tarde Dom Juarez, Pe. Hubert Kilga e os missionários fizeram a visita na comunidade Telepisa e como o foco da tarde era visitar os enfermos, a equipe foi até à localidade Xique-Xique que fica bem próximo para ir a residência de algumas famílias com pessoas doentes  e mais uma vez foram feitos testemunhos de vida emocionantes.
Após várias conversa com essas famílias, Dom Juarez fez a benção nas casas e retornaram ao Tanque e convidou a todos para a missa na Telepisa que se realizou às 19:30 na igreja de São Raimundo Nonato.
Para a terça-feira está marcada visitas à comunidade Barrigas durante o dia e missa à noite na igreja de São Francisco de Assis.
 FOTOS DA MANHÃ EM CACHUPÉ













Seu Cipriano e família com Dom Juarez



 FOTOS DA TARDE EM TELEPISA E XIQUE-XIQUE



Fonte: Pascom/ Fábio Medeiros e Beatriz Lima

domingo, 29 de setembro de 2013

Dom Juarez inicia V.P.M. na Paróquia de São Sebastião



O bispo da Diocese de Oeiras deu inicio a Visita Pastoral Missionária na Paróquia de São Sebastião no município de Tanque do Piauí. A abertura das visitas foi feita com uma missa onde Dom Juarez explicou o que são as visitas pastorais. Segundo ele, “é uma visita que se faz a cada cinco e essa visita prepara uma outra visita que o bispo se faz a cada cinco anos ao Papa em Roma para compartilhar, para expressar a comunhão que tem ao santo Padre com toda a comunidade na sua Diocese”.
Ainda nas explicações da visita o bispo pediu licença à comunidade para passar uma semana e bater à porta de cada um e entrar no convívio da comunidade e disse que veio não só para falar mas também para ouvir os anseios de cada um e apresentou as pessoas que o acompanham, a irmã Consolação, o seminarista Francisco das Chagas e a catequista Ivaneide que o acompanharão durante as visitas.
Na homilia, Dom Juarez lembrou do consumismo exagerado e da falta de humanidade entre os povos lembrando a passagem do evangelho que fala do pobre Lázaro que ficava à porta do rico à espera das sobras e ao morrerem houve um abismo entre os dois e o rico pediu que Lázaro  molhasse a ponta do seu dedo para amenizar a sua dor e reforçou mais uma vez como na época das Santas Missões populares que a hora é agora e não depois, que é preciso que façamos alguma coisa pelo próximo agora e não esperemos para quando não tiver mais tempo.
Ao final da missa, foi divulgada a programação desta segunda-feira, período em que serão visitadas as comunidades de Cachupé, pela manhã, e Telepisa, à tarde, havendo ainda a celebração de uma missa na Telepisa às 19:30 na igreja local.
Todos estão ansiosos pela visita do bispo nas comunidades. Momento que se espera um maior fortalecimento da fé de cada um e a unidade da comunidade.