domingo, 8 de maio de 2011

ÁREA PASTORAL SE TRANSFORMA EM PARÓQUIA


A vida religiosa do nosso povo tem inicio em 18 de janeiro de 1970 quando o padre Monsenhor Leopoldo Portela de Carvalho em baixo de um pé de oitis próximo à residência do senhor Né Felismina. Ainda na década de 70, alguns moradores reuniram-se para construir uma capela definitiva onde pudessem se reunir para celebrar a palavra de Deus. Assim fizeram.
O Padre da época era o padre Angelo que, vendo o esforço dos moradores fez o compromisso de doar o material para o teto, mas, veio a deixar Oeiras antes de cumprir a promessa. Ao assumir, o padre João de Deus reafirmou o compromisso do padre Angelo e, a conseguiu o material  com o padre Geraldo de Simplicio Mendes. Essa capela ficava onde hoje é  a rua 1º de outubro nas proximidades da residência do Tico e da professora Soldenei
No inicio da década de 80 sugeriram que o Tanque deveria ter um padroeiro e, como já havia uma senhora aqui de nome Sebastiana, que por conta do seu nome era devota de São Sebastião e já fazia as novenas em sua residência, todos concordaram então que o padroeiro fosse São Sebastião. Mais uma vez organizaram-se, juntaram uma quantia em dinheiro e compraram a imagem de São Sebastião em Juazeiro e organizaram o primeiro festejo no ano de 1985 o qual ficou naquela capela até a Igreja atual ser construída com os esforços do grupo de jovens, cujo líder foi o jovem Afonso Xavier Nunes Filho, com a ajuda do Padre João de Deus, e foi inaugurada no dia 26 de novembro de 1994.
Dez anos mais tarde, no ano de 2004, a cidade de Tanque do Piauí recebeu um vigário para residir na própria cidade, chamado Hubert Kilga (MSC), que visitou nossa cidade no dia 03 de agosto. A primeira missa celebrada por ele na igreja de São Sebastião aconteceu no dia 31 de outubro às 19 horas e permanece até hoje, sendo agraciado  na qualidade de primeiro pároco da Paróquia de São Sebastião.
E no dia 16 de janeiro de 2011, essa área foi eregida à condição de paróquia tendo como primeiro pároco o nosso querido Pe. Hubert Kilga (MSC).
Foi uma bela esta que contou com a presença do Bispo da Diocese de Oeiras, Dom Juarez e da secretária da Cúria Irmã Teresinha e com várias pessoas que contribuíram ao longo dos anos com a Igreja de São Sebastião e uma justa homenagem ao Pe Hubert pelo esforço perante as dificuldades no nosso municipio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário