sábado, 21 de dezembro de 2013

Festejo de Nossa Senhora da Conceição - (Carro Velho) -Tanque do Piaui

Aconteceu entre os dias 29 de novembro a 8 de dezembro o 54° festejo de Nossa senhora Imaculada Conceição na comunidade Salobro (Carro Velho) município de Tanque do Piauí-Pi . Romeiros e visitantes de todo o Piauí estiveram presentes .
Na procissão, dia 8 de dezembro , estava presente também uma equipe da TV Meio Norte que realizou entrevistas e acompanhou a procissão na integra, além de blogueiros de quase todo o Piauí, prefeitos, vereadores,deputados, empresários e a comunidade em geral.










Festejo movido pela fé de todos que se fazem presentes todos os anos.

Fonte: da Redação/ Carmosina Santana

Missa de Primeira Eucaristia - III

Ainda no dia 24 de novembro,as10:00hrs da manhã; foi a vez da comunidade Barrrigas celebrar a Primeira Eucaristia de 9 jovens,a missa foi presidida pelo padre Humbert Kilga (msc).


Fonte: da Redação/ Carmosina Santana

Missa de Primeira Eucaristia - II

Foi celebrada neste domingo 24 de novembro 2013, missa de Primeira Eucaristia na comunidade Telepisa,as 9:00hrs da manhã, pelo pároco Pe. Hubert Kilga (msc). Foram 3 jovens que persevararam e viveram este lindo momento da Primeira Eucaristia.
  Fonte: da Redação/ Carmosina Santana


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Missa de Primeira Eucaristia

Foi celebrada neste domingo a missa de Primeira Eucaristia na paróquia de São Sebastião, pelo pároco Pe. Hubert Kilga (msc). Foram 17 jovens que segundo o padre, perseveraram e permaneceram até o fim na preparação para o momento deste final de semana. no final da missa foi celebrada uma pequena confraternização para os presentes no centro social de são Sebastião ao lado da igreja.





domingo, 6 de outubro de 2013

Papa Francisco divulga o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2014


Foi divulgado esta semana o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2014: “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. A cultura do encontro é um assunto recorrente no magistério do Papa Francisco. Em várias ocasiões, inclusive no Brasil, o Pontífice insistiu neste tema. Em sua recente visita a Cagliari, no dia 22 deste mês, no encontro com os acadêmicos, o Papa afirmou: “Esta é uma proposta: cultura da vizinhança. O isolamento e o fechamento em si mesmo ou nos próprios interesses nunca são o caminho para voltar a dar esperança e operar uma renovação, mas é a proximidade, é a cultura do encontro. O isolamento, não; proximidade, sim. 
Cultura do conflito, não; cultura do encontro, sim. A universidade é espaço privilegiado em que se promove, ensina e vive esta cultura do diálogo, que não nivela indiscriminadamente diferenças e pluralismos – este é um dos riscos da globalização – e muito menos os extrema, tornando-os motivo de conflito, mas abre ao confronto construtivo. Isto significa compreender e valorizar as riquezas do outro, considerando-o não com indiferença ou temor, mas como fator de crescimento. As dinâmicas que regulam as relações entre pessoas, grupos e nações não são muitas vezes de proximidade, de encontro, mas de conflito”.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais, a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Decr. Inter mirifica, 1963), está marcada na maioria dos países, por indicação do episcopado mundial, para o domingo precedente a Pentecostes (em 2014, dia 1º de junho).
Em geral, o anúncio do tema é divulgado no dia 29 de setembro, festa dos Arcanjos S. Miguel, S. Rafael e S. Gabriel, o qual foi designado Padroeiro dos radialistas. A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é publicada tradicionalmente em coincidência com a memória de S. Francisco de Sales, Padroeiro dos jornalistas (24 de janeiro), para permitir que as Conferências episcopais, os escritórios diocesanos e as organizações que se ocupam de comunicação social tenham tempo suficiente para preparar subsídios audiovisuais e outros materiais destinados às celebrações em nível nacional e local.


Fonte da notícia: PASCOM / CNBB

sábado, 5 de outubro de 2013

Dom Juarez encerra Visita Pastoral Missionária em Tanque do Piauí

Cerca de 30 pessoas participaram do encerramento da Visita Pastoral Missionária na paróquia de são Sebastião na cidade de Tanque do Piauí. O encerramento se deu com uma reunião realizada na Sala de Catequese II no centro Social de São Sebastião e contou com a presença das lideranças das pastorais locais e membros do Conselho Pastoral Paroquial - CPP além do pároco Pe. Hubert Kilga (MSC), Dom Juarez, bispo de Oeiras, Ivaneide, Catequista e missionária, Irmã Consolação da área pastoral de Isaias Coelho e Chagas, seminarista e missionário.
Na reunião foram apresentadas as diretrizes da Diocese para as paróquias e as prioridades sendo Familia, a Juventude e a Catequese, apresentando o bjetivo de cada um e as possibilidades de ações para cada um deles. Ao final,dessa etapa, os representantes das pastorais locais apresentaram relatórios simplificados de suas ações e anseios para o futuro.
No segundo momento, Dom Juarez fez a exposição dos principais pontos de uma paróquia referentes à sua manutenção econômica e, que quem deve manter a paróquia são os seus participantes, é o povo de Deus que deve ajudar devolvendo o dizimo, como forma de agradecimento a Deus por tudo o que ele dá a todos.
Várias colocações e reflexões sobre a prática paroquial e a postura que deve-se ter para o bom andamento das ações pastorais da paróquia.
Uma série de depoimentos emocionados foram feitos em agradecimento a Dom Juarez pela presença durante toda a semana e em especial a Pe. Hubert, que muito tem feito pela nossa paróquia e que ainda tem muito o que realizar mas devemos nos preparar para um dia ficarmos sem o seu trabalho pois chega a hora de um dia ele sair e contribuir com outras paróquias.
Para finalizar, a professora Elaine Nunes e  Julia Jorge, ofertaram lembrancinhas da chapada grande fabricados pelo grupo de mulheres que beneficiam o caju, oferendo aos missionários uma rapadura feita do caju e em seguida foi servido um almoço comunitário para os presentes.

















VPM - Dom Juarez visita mais comunidades em Tanque do Piauí

O Bispo da diocese de Oeiras, Dom Juarez realizou durante toda essa semana visitas as comunidades da Paróquia de São Sebastião na cidade de Tanque do Piauí entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro. Foram vários momentos emocionantes e de testemunhos de vida belíssimos e que deixaram no bispo e na equipe uma boa impressão sobre a hospitalidade do povo do município.
Na quinta-feira, 03, pela manhã a equipe continuou com suas visitas dirigindo-se até a comunidade São João de Sene onde fez a sua missão visitando os enfermos e conversando com o povo e à tarde foram até a comunidade Chapada dos Nunes, mantendo um contato mais próximo com lideranças locais. À noite retornou ao São João de Sene para celebrar a missa de abertura dos festejos daquela comunidade que festeja sua padroeira Nossa Senhora Aparecida.










Na sexta-feira, 04, pela manhã Dom Juarez foi até a comunidade Bom Principio onde visitou a Igreja local, o centro social e conversou com as catequistas daquela localidade e visitou algumas famílias levando uma palavra de conforto e bênção a todos os lares.






Fonte: Pascom/ Raimundo José e Beatriz Lima

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

VPM – EQUIPE MISSIONÁRIA VISITA ÓRGÃOS PÚBLICOS



A equipe missionária junto com Dom Juarez realizou visitas a órgãos públicos durante todo o dia nesta quarta-feira dia 02, durante a continuidade das ações da Visita Pastoral Missionária na Paróquia de São Sebastião em Tanque do Piauí.
Pela manhã, foram recepcionados na prefeitura pelo Senhor Francisco da Silva Filho, prefeito do município e parte do seu secretariado e funcionários internos da prefeitura. Durante a reunião, Dom Juarez indagou ao prefeito e demais lideranças sobre as dificuldades e esperanças em comandar um município. O prefeito revelou que uma das principais dificuldades são os recursos que são poucos e o município sobrevive basicamente do FPM (Fundo de Participação do Município) e programas sociais para a população mais carente. No entanto, mesmo com todas as dificuldades tinha a esperança que tudo pudesse melhorar para que possa dar uma vida melhor ao povo.
Tanto o prefeito quanto os demais presentes demonstraram uma preocupação muito grande com a preservação do meio ambiente visto que há a expectativa de implantação de um projeto de cultivo de eucalipto a cerca de três quilômetros da cidade e Dom Juarez se colocou a disposição do prefeito para auxiliar o povo para evitar o desmatamento da região e proteger o meio ambiente local.
Ao final da reunião fora servido um coffe break para os presentes e em seguida dirigiram-se para a Câmara de Vereadores.
Naquela casa, a equipe foi recepcionada pelo presente Vereador Antonio Vieira (PCdoB) e mais 6 vereadores. Dirigindo-se ao plenário da Câmara o presidente falou da satisfação em receber a comitiva do Bispo e se dispôs a ajudar a Igreja naquilo que for preciso para o bem comum de todos e aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho social desenvolvido pelo pároco Pe. Hubert Kilga (MSC), que muito tem feito para ajudar a população carente do município.
Mais uma vez, Dom Juarez inicia sua fala indagando aos vereadores quais as dificuldades em fazer parte do legislativo municipal. Assim como na prefeitura os vereadores manifestaram a insatisfação com a escassez de recursos e a dificuldade em levar o povo para participar das sessões na Câmara, visto que, por serem eleitos pelo povo eles deveriam participar sempre das sessões para conhecer o desempenho do seu eleito.
Dando continuidade, Dom Juarez foi recepcionado na Escola Municipal Maria Vieira de Carvalho, escola que oferece o ensino fundamental de 1º ao 5º anos e lá foi homenageado por uma equipe de alunos que leram pequenas declarações de afeto e recebeu uma cartinha de cada aluno as quais prometeu lê-las todas.
À tarde, a equipe missionária foi visitar as instalações da sede da Pastoral da Criança e a Irmã Consolação e Ivaneide realizaram atividades lúdicas com algumas crianças atendidas pela pastoral e em seguida Dom Juarez recebeu um chamado e foi à casa do senhor Jesuíno que impossibilitado de se locomover, vive em cadeira de rodas e pediu que o Bispo o fosse visitar, o que prontamente foi atendido.
As atividades da noite iniciaram-se pela visita à Unidade Escolar São Sebastião, escola de ensino médio no centro da cidade. Naquela escola, Dom Juarez enfatizou a importância dos estudos na vida de cada um e reforçou aos jovens que trilhem o caminho do bem seguindo os ensinamentos de Jesus e prosseguiam nos estudos sempre. Em seguida, às 19:30 celebrou a missa das quartas-feiras na igreja de São Sebastião.
Para encerrar as atividades, foi realizada uma reunião após a missa com alguns membros da Pastoral Familiar de Oeiras. Estiveram presentes o Cláudio Sinimbu, Lucia Sinimbu, Dona Salomé, e dona Solange que falaram das suas experiências frente a pastoral e deram algumas dicas para que a da paróquia de São Sebastião fosse reavivada e pudesse render bons frutos. Para Lúcia “se conseguirmos evangelizar as famílias nós poderemos ter paz”, enfatizando a importância da parceria  da pastoral no acompanhamento dos casais locais.
Para a quinta-feira, está prevista a visita às comunidades Chapada dos Nunes, pela manhã e São João de Sene, à tarde e a noite celebra missa dos festejos locais.

Dom Juarez, Vice-prefeita Elvira, Pe. Hubert, Prefeito Filho Tiú