quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Conheça um pouco da história do festejo secular de Nossa Senhora da Conceição


Há aproximadamente 200 anos, surgia um dos maiores festejos religiosos do Piauí. Segundo relatos, este festejo foi passado de geração em geração tendo como iniciadora uma senhora por nome de Maria Correia, possivelmente imigrante das secas ou de outros fatores sociais e devota de nossa Senhora da Conceição. Tal Senhora chega à região onde, atualmente, fica situado o município de Tanque do Piauí e assim constituindo família.

A devoção de Maria Correia fez com que a mesma encomendasse a um caixeiro viajante uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. O caixeiro que fazia a rota Ceará, Bahia,Piauí e Maranhão, trouxe a imagem cobrando o valor de um garrote (mas tem quem diga que teria sido trocado por “um garrote”), não sabemos bem ao certo, porém, a partir daí foram começando a se reunir pessoas das localidades mais próximas. Hoje pessoas de vários municípios já têm os festejos da comunidade no seu calendário e cada dia a fé e os milagres vão alcançando proporções maiores.

As novenas de início eram conduzidas por Maria Correia que após sua morte veio sendo transferida para as novas gerações. A família sempre esteve à frente das organizações. Na atualidade, já é representada pela quinta geração de Maria Correia (Professor José Rodrigues e a associação da comunidade), mas a forma de ser conduzida, sem representações diretas da igreja católica, continua sendo mantida com ladainhas que fazem centenas de romeiros chorarem de emoção.

As festas que eram conduzidas por grandes sanfoneiros da região deram espaços para bandas de forró. O carrossel movido a tração humana é apenas lembrança na cabeça dos idosos, logo nesse espaço iniciavam muitas das paqueras da época. Todos os sábados, na comunidade, após as missas os devotos se juntavam para se divertirem com brincadeiras de rodas como o pisa na “fulô”, retratadas e lembradas por dona Enedina e seu filho o professor Anchieta, musicada na tentativa de resgatar a cultura local.

A história da comunidade e dos festejos de Nossa Senhora da Conceição em breve será contada com mais profundidade em um livro. Pois estar sendo trabalhada numa pesquisa para se buscar de forma minuciosa e coerente levar a todos a história da comunidade e dos festejos da comunidade Novo Salobro.

 Escrito por: Natanael Sales 

Festejo de Nossa Senhora da Conceição na Comunidade Novo Salobro-Tanque do Piauí:

Calendário festivo: De 29/11 a 08/12/2011 Novenas a partir das 19h
Dia 29/11/2011- Primeira noite de novena (solenidade de abertura do festejo 2011) e as 21h festa dançante com o Dj Raynon.
Dia 03/11/2011- Às 21h Apresentação do grupo Pisa na Fulô da Unidade Escolar São Sebastião  e Talmo e Rayma com o melhor do forró.
Dia 06/12/2011-Resgate do Forro Pé de Serra com o sanfoneiro Nonato de Oeiras no espaço Pereiras Clube
Dia 07/12/2011- Abertura com Dj Raynon .
- Atração principal:  O forró fica por conta de Sabino Jr e Banda, Banda Estrela da Manhã (de Simplício Mendes) com participação especial de Francimário com o melhor do Forró.
Dia08/12/2011-Tarde alegre com Sabino Jr a partir das 12:00h
-Às 15:30h Encerramento com a procissão de Nossa Senhora da Conceição.
Fonte: Ascomsal

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE - DNJ 2011

No Domingo, 31 de outubro realizou-se na Diocese de Oeiras, em Oeiras/PI, pela Pastoral da Juventude, O dia Nacional da Juventude 2011(DNJ).
O DNJ deste ano teve como tema: ´´ Juventude e Protagonismo´´ ;Lema: Jovens mulheres tecendo relações de vida`
Buscou inspiração no encontro de JESUS com a Samaritana (JO 4,1-42). Este tema teve como finalidade ajudar a aprofundar o tema entre os jovens. Trata-se de um tema novo e desafiador que tem potencial para abrir nossos horizontes relacionados com um dos temas mais importantes da atualidade: O PAPEL DA MULHER NA IGREJA E NA SOCIEDADE.
 A partir da realidade iluminada pela palavra de Deus, buscou-se discutir a superação da situação em que muitas mulheres se encontram hoje. Mulheres que não tem vida plena. Que as pessoas devem e podem apostar no potencial da mulher jovem de construir um mundo mais justo e fraterno.
Através deste encontro, onde se reuniram mais de 480 jovens de quase todas as 22 cidades que fazem parte da Diocese de Oeiras, fomos convidados a uma celebração e reflexão sobre as temáticas ´´Os papeis sociais que são atribuídos aos homens e mulheres``, ``O papel das  mulheres em nossa comunidade e sua contribuição para a construção da Civilização do Amor`` e ´´O protagonismo feminino``.
 Todo o Domingo foi dedicado por nós (480) jovens na discussão da busca a dignidade do jovem; Em que nós próprios nos mobilizamos em busca de novas relações de vida pautada na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora, na construção da paz. À busca por despertar a conscientização da sociedade a respeito do protagonismo feminino a fim de que as jovens mulheres possam tecer relações de vida, superando o preconceito, a justiça e resgatando sua dignidade.
 A principio buscou-se através de uma palestra conhecer um pouco da vida de tantas mulheres que foram e que são conhecidas mundialmente, seja por ter tido uma vida na busca da paz e em comunhão com Deus, assim também como a vida de algumas que viverem no mundo da sexualidade no desrespeito ao seu próprio corpo. A palestra, com a temática mulher, destacou a luta da mulher; o papel dentro da igreja; uma sociedade de machismo: O porquê dessa sociedade machista se é imagem e semelhança de Deus, por isso são iguais (HOMENS E MULHERES).
 Em seguida tivemos oficinas que aconteceram simultaneamente: Juventude e a Igreja; Juventude e a Família; Juventude e a Cidadania; Juventude e o Protagonismo Feminino.
O envolvimento dos jovens foi bem marcante, a alegria que cada um tinha no rosto, foram atuantes e bem engajados nos trabalhos.
O término do encontro foi finalizado pela celebração da Santa Missa no mesmo local(Santaninha), onde estiveram presentes, o bispo Dom Juarez, Pe. Possidônio, Pe. Kleyton, pe.Ronivon, pe.José Raimundo e o diácono Hamilton. Foi uma celebração belíssima; durante a missa Juliana cantou o hino da Jornada Mundial da Juventude, que acontecera aqui no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro em 2013. Dom Juarez relatou que a cruz da jornada e a imagem de nossa senhora Aparecida estarão em Oeiras em Março de 2012 e que todos os jovens católicos devem estar presentes.
       
 fonte: Rejane Rodrigues de Sousa