No Domingo, 31 de outubro realizou-se na Diocese de Oeiras, em Oeiras/PI, pela Pastoral da Juventude, O dia Nacional da Juventude 2011(DNJ).
O DNJ deste ano teve como tema: ´´ Juventude e Protagonismo´´ ;Lema: Jovens mulheres tecendo relações de vida`
Buscou inspiração no encontro de JESUS com a Samaritana (JO 4,1-42). Este tema teve como finalidade ajudar a aprofundar o tema entre os jovens. Trata-se de um tema novo e desafiador que tem potencial para abrir nossos horizontes relacionados com um dos temas mais importantes da atualidade: O PAPEL DA MULHER NA IGREJA E NA SOCIEDADE.
A partir da realidade iluminada pela palavra de Deus, buscou-se discutir a superação da situação em que muitas mulheres se encontram hoje. Mulheres que não tem vida plena. Que as pessoas devem e podem apostar no potencial da mulher jovem de construir um mundo mais justo e fraterno.
Através deste encontro, onde se reuniram mais de 480 jovens de quase todas as 22 cidades que fazem parte da Diocese de Oeiras, fomos convidados a uma celebração e reflexão sobre as temáticas ´´Os papeis sociais que são atribuídos aos homens e mulheres``, ``O papel das mulheres em nossa comunidade e sua contribuição para a construção da Civilização do Amor`` e ´´O protagonismo feminino``.
Todo o Domingo foi dedicado por nós (480) jovens na discussão da busca a dignidade do jovem; Em que nós próprios nos mobilizamos em busca de novas relações de vida pautada na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora, na construção da paz. À busca por despertar a conscientização da sociedade a respeito do protagonismo feminino a fim de que as jovens mulheres possam tecer relações de vida, superando o preconceito, a justiça e resgatando sua dignidade.
A principio buscou-se através de uma palestra conhecer um pouco da vida de tantas mulheres que foram e que são conhecidas mundialmente, seja por ter tido uma vida na busca da paz e em comunhão com Deus, assim também como a vida de algumas que viverem no mundo da sexualidade no desrespeito ao seu próprio corpo. A palestra, com a temática mulher, destacou a luta da mulher; o papel dentro da igreja; uma sociedade de machismo: O porquê dessa sociedade machista se é imagem e semelhança de Deus, por isso são iguais (HOMENS E MULHERES).
Em seguida tivemos oficinas que aconteceram simultaneamente: Juventude e a Igreja; Juventude e a Família; Juventude e a Cidadania; Juventude e o Protagonismo Feminino.
O envolvimento dos jovens foi bem marcante, a alegria que cada um tinha no rosto, foram atuantes e bem engajados nos trabalhos.
O término do encontro foi finalizado pela celebração da Santa Missa no mesmo local(Santaninha), onde estiveram presentes, o bispo Dom Juarez, Pe. Possidônio, Pe. Kleyton, pe.Ronivon, pe.José Raimundo e o diácono Hamilton. Foi uma celebração belíssima; durante a missa Juliana cantou o hino da Jornada Mundial da Juventude, que acontecera aqui no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro em 2013. Dom Juarez relatou que a cruz da jornada e a imagem de nossa senhora Aparecida estarão em Oeiras em Março de 2012 e que todos os jovens católicos devem estar presentes.
fonte: Rejane Rodrigues de Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário