quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Conheça um pouco da história do festejo secular de Nossa Senhora da Conceição


Há aproximadamente 200 anos, surgia um dos maiores festejos religiosos do Piauí. Segundo relatos, este festejo foi passado de geração em geração tendo como iniciadora uma senhora por nome de Maria Correia, possivelmente imigrante das secas ou de outros fatores sociais e devota de nossa Senhora da Conceição. Tal Senhora chega à região onde, atualmente, fica situado o município de Tanque do Piauí e assim constituindo família.

A devoção de Maria Correia fez com que a mesma encomendasse a um caixeiro viajante uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. O caixeiro que fazia a rota Ceará, Bahia,Piauí e Maranhão, trouxe a imagem cobrando o valor de um garrote (mas tem quem diga que teria sido trocado por “um garrote”), não sabemos bem ao certo, porém, a partir daí foram começando a se reunir pessoas das localidades mais próximas. Hoje pessoas de vários municípios já têm os festejos da comunidade no seu calendário e cada dia a fé e os milagres vão alcançando proporções maiores.

As novenas de início eram conduzidas por Maria Correia que após sua morte veio sendo transferida para as novas gerações. A família sempre esteve à frente das organizações. Na atualidade, já é representada pela quinta geração de Maria Correia (Professor José Rodrigues e a associação da comunidade), mas a forma de ser conduzida, sem representações diretas da igreja católica, continua sendo mantida com ladainhas que fazem centenas de romeiros chorarem de emoção.

As festas que eram conduzidas por grandes sanfoneiros da região deram espaços para bandas de forró. O carrossel movido a tração humana é apenas lembrança na cabeça dos idosos, logo nesse espaço iniciavam muitas das paqueras da época. Todos os sábados, na comunidade, após as missas os devotos se juntavam para se divertirem com brincadeiras de rodas como o pisa na “fulô”, retratadas e lembradas por dona Enedina e seu filho o professor Anchieta, musicada na tentativa de resgatar a cultura local.

A história da comunidade e dos festejos de Nossa Senhora da Conceição em breve será contada com mais profundidade em um livro. Pois estar sendo trabalhada numa pesquisa para se buscar de forma minuciosa e coerente levar a todos a história da comunidade e dos festejos da comunidade Novo Salobro.

 Escrito por: Natanael Sales 

Nenhum comentário:

Postar um comentário